domingo, 7 de dezembro de 2008

Gripe das Aves

Se vocês estão atentos às últimas notícias, provavelmente já ouviram falar dos horrores da gripe aviária ou gripe do frango. Ela é uma doença altamente infecciosa que afetou populações de aves em muitas partes do mundo. Em outubro de 2005, a doença chegou à Europa Oriental, muito provavelmente através de aves migratórias. Ela continuou a se espalhar pela Europa e, em fevereiro de 2006, se deslocou para a África. Apesar do vírus não infectar as pessoas facilmente, mais da metade que o contraíram, morreram. Mas o que é exatamente a gripe aviária? Em que aspectos ela é diferente da gripe sazonal que as pessoas pegam todo ano? Como ela ameaça as pessoas? O que os governos estão fazendo para que ela não se espalhe?
Os vírus geralmente entram no organismo de animais e pessoas pela boca, membranas mucosas ou fissuras na pele. Então, eles infectam células específicas. Por exemplo, os vírus do resfriado comum atacam o sistema respiratório. Ao se reproduzirem, eles destróem as células hospedeiras, liberando cópias do vírus para atacar outras células. Alguns vírus são mais estáveis que outros, mas em geral, eles se transformam com freqüência e isso, às vezes, dificulta o tratamento médico.
A gripe é um tipo específico de vírus que ataca o sistema respiratório. Ele pode causar febre, inflamação da garganta e congestão. Como ele ataca células musculares, pode causar também dores musculares.
Existem três tipos de vírus da gripe - tipos A, B e C. Há vários sub-tipos dessas categorias e existem mútiplas cepas dentro de cada sub-tipo. Como muitos vírus, a gripe pode sofrer mutações através de variações antigênicas (pequenas mudanças que ocorrem ao se reproduzirem) ou alterações antigênicas (mudanças mais importantes que criam um novo sub-tipo de vírus).
O vírus da gripe tem oito segmentos genéticos. Quando dois tipos diferentes se encontram, eles podem trocar segmentos de DNA. Isto pode levar a novas cepas de vírus, algumas das quais podem ser especialmente fatais. Na verdade, os cientistas acreditam que as duas pandemias mais recentes de gripe ocorreram depois que cepas humanas de gripe adquiriram genes do vírus da gripe aviária.

Sub-tipos de gripe A


Os sub-tipos de gripe A recebem seus nomes a partir das proteínas chamadas de hemaglutinina (HA) e neuraminidase (NA). Existem 16 sub-tipos HA e 9 sub-tipos NA. É por isto que os vírus da gripe tipo A tem nomes como:


H1N1: a gripe "espanhola" que matou 50 milhões de pessoas no mundo todo nos anos de 1918 e 1919 (os cientistas identificaram suas proteínas muito depois que a pandemia tinha acabado); H2N2: a gripe "asiática" que causou uma pandemia nos anos de 1957 e 1958; H3N2: a gripe de "Hong Kong", que causou a pandemia mundial mais recente, em 1968.


A gripe aviária


Os pássaros pegam todos os sub-tipos conhecidos da gripe A. Quando os cientistas falam sobre gripe aviária, contudo, eles geralmente se referem às cepas que existem principalmente nos pássaros - não em pessoas. Normalmente, os pássaros não podem transmitir a gripe diretamente para as pessoas. Eles a transmitem primeiramente para os porcos e outros animais que podem contrair tanto as cepas humanas como as aviárias da gripe. Quando as cepas se encontram, elas criam uma nova cepa, que infecta os seres humanos.Muitos pássaros selvagens levam a gripe aviária no seu intestino e espalham o vírus através de seus dejetos, mas geralmente não ficam doentes. As aves domésticas, no entanto, podem ficar doentes quando entram em contato com a água, alimentos ou solo contaminado. Os pássaros espalham a doença entre eles através da saliva, secreções respiratórias e dejetos. A gripe aviária pode ser tanto de baixa morbimortalidade como de alta morbimortalidade. Cepas de baixa morbimortalidade causam sintomas muito leves, como penas arrepiadas e a diminuição na produção de ovos. As cepas de alta morbimortalidade, podem ser fatais - elas atingem uma taxa de mortalidade próxima dos 100%. As aves que sobrevivem podem continuar a espalhar o vírus através de seus dejetos até 10 dias depois de se recuperarem, o que contribui para que o vírus continue a se espalhar.Os criadores podem proteger suas aves da gripe ao seguirem as práticas de biossegurança . Em um esforço para diminuir a propagação das várias cepas da gripe aviária, os criadores desinfetam suas roupas e sapatos, assim como os equipamentos de suas fazendas. Eles também mantêm aves que podem estar infectadas em quarentena, mantendo as aves domésticas afastadas das aves selvagens. Os criadores não estão apenas protegendo as suas aves e o seu ganha pão - eles também estão protegendo a saúde humana. Em casos raros, a gripe aviária pode se espalhar para as pessoas, pois elas não são imunes às cepas aviárias da gripe; portanto, estes vírus podem ser especialmente fatais. Em 2004, a gripe aviária H5N1 infectou e matou,tigres, leopardos e gatos.


A gripe aviária H5N1


Em 1997, as autoridades de saúde de Hong Kong comunicaram a descoberta de uma cepa virulenta da gripe aviária. Pela primeira vez, parecia que o vírus se transmitia diretamente das aves para as pessoas ao invés de se transmitir através de uma segunda espécie. O vírus causava os sintomas típicos da gripe e também infecções nos olhos, pneumonia e distúrbios respiratórios graves. Os testes confirmaram que esta cepa do vírus, a da gripe A H5N1, era um tipo completamente novo para os seres humanos. Dezoito pessoas infectadas com o vírus foram hospitalizadas e seis delas morreram. O governo de Hong Kong, assustado com a ameaça em potencial de pandemia, tomou providências drásticas. Em mais ou menos três dias, foram sacrificadas cerca de de 1,6 milhão de aves, toda a população de aves domésticas do país. Apesar desta medida soar extrema, muitos especialistas da área de saúde acreditam que as atitudes de Hong Kong evitaram uma pandemia de gripe. A cepa H5N1 da gripe parecia estar dormente até 2003. Então, autoridades do governo do Vietnã e da Tailândia começaram a detectar infecções em pessoas e aves. Um número relativamente baixo de pessoas contraiu a doença e a maioria delas teve um contato direto e extenso com aves infectadas. Em dezembro de 2004, a doença se espalhou entre pessoas na Indonésia e no Camboja. Quase metade das pessoas que contraíram o vírus morreram. Enquanto isto, autoridades agrícolas informaram o aparecimento de infecções em um grande número de aves domésticas. Aproximadamente 100 milhões de aves morreram na Ásia em 2003 e início de 2004, seja em conseqüência da doença ou como parte dos esforços para conter a sua propagação. Grandes surtos da doença continuaram a ocorrer em outros países da Ásia. Em outubro de 2005, a gripe se espalhou pela Europa Oriental, provavelmente através de aves migratórias. Até o mês de janeiro seguinte, várias pessoas na Turquia tinham contraído a doença e é bem possível que tenha sido por contato com aves mortas. Autoridades da área de saúde da Nigéria encontraram aves infectadas com a doença, em fevereiro de 2006.


Áreas de alto risco


De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a gripe H5N1 atingiu as aves domésticas na maior parte do Sudeste da Ásia. Até outubro de 2005, doença virou uma endemia no Camboja, na China, na Indonésia, na Tailândia e no Vietnã .Quem for visitar alguma destas regiões deve evitar o contato com aves selvagens ou domésticas e afastar-se das fazendas de criação de aves e feiras livres que vendam estes animais vivos.


Uma pandemia mundial


Algumas pessoas me perguntam se os cientistas não estão exagerando em relação à gripe aviária. Afinal de contas, o vírus infectou menos de 200 pessoas, comparado a milhões de aves. Ele não pode, também, ser transmitido facilmente das aves para as pessoas e a possibilidade de transmissão de uma pessoa para outra é menor ainda. Mas as autoridades da área de saúde têm várias preocupações sobre a gripe aviária:


A pandemia de 1918


Em 1918 e 1919, uma cepa mortal da gripe matou 50 milhões de pessoas no mundo todo. O vírus apareceu primeiramente no Kansas e se espalhou para o resto do mundo levado pelos soldados que lutavam na Primeira Guerra Mundial. Recentemente, cientistas reconstruíram o vírus e, agora, acreditam que ele pode ter se originado a partir das aves. Ela tem uma taxa de mortalidade extremamente alta e mata jovens adultos que antes estavam perfeitamente saudáveis; uma vez que muitas aves selvagens migratórias carregam este vírus, o controle de sua propagação é difícil; não há vacina para o vírus, que parece ter desenvolvido uma resistência às poucas drogas que podem limitar a sua gravidade. Os cientistas também estão investigando se o uso do amantadine - uma droga feita para seres humanos - nas aves domésticas chinesas pode ter causado uma resistência adicional. Neste momento, a gripe aviária H5N1 é mais ameaçadora para as aves, especialmente na Ásia. A maior ameaça para a saúde humana e a maior possibilidade para a propagação da doença também se encontram na Ásia, onde muitas famílias da área rural têm, pelo menos, algumas galinhas que passeiam livremente, ao invés de viverem em uma área fechada. Autoridades da área de saúde informam que a doença ficou mais grave e mais infecciosa, e temem que ela possa sofrer mutação e tornar-se uma ameaça maior para as pessoas. Se a gripe aviária passar a ser transmitida pelo ar e for transmissível aos seres humanos, ela poderá infectar pessoas como acontece com a gripe sazonal. Se o vírus ganhasse a capacidade de infectar pessoas mais facilmente e de passar de uma pessoa para a outra, ele poderia causar uma pandemia - uma epidemia mundial. Cientistas advertem que uma pandemia de gripe é inevitável e que o mundo não está preparado para ela. Ninguém pode prever quando uma pandemia vai atacar ou se a gripe H5N1 será a causa.
Autoridades de saúde nos Estados Unidos, Europa e outros países do Ocidente, estão ajudando países asiáticos a lidar com a gripe aviária, trabalhando para evitar que a doença se propague ainda mais. As providências tomadas para evitar uma pandemia incluem:


conter ou sacrificar as aves que parecem estar infectadas; advertir as pessoas que tratam das aves domésticas sobre as práticas de biossegurança e higiene adequadas. Á medida que mais pessoas contraem o vírus, aumenta a possibilidade de que a doença mute, tornando-se mais danosa para os humanos; aplicar vacinas de gripe sazonal em pessoas que tratam de aves domésticas. A vacina de gripe não fornece nenhuma proteção contra a gripe aviária, mas ela diminui a probabilidade de alguém ser infectado com ambas as variedades de gripe ao mesmo tempo, dando aos vírus uma oportunidade de trocar material genético; monitorar aves selvagens e domésticas, observando qualquer sinal de infecção; desenvolver uma vacina para a gripe aviária H5N1, e armazenar medicamentos antivirais; proibir a importação de aves e frangos e deixar animais domésticos e de exibição de quarentena quando retornarem de países onde a infecção houver sido detectada; recomendar que os criadores confinem suas aves domésticas e outros animais de criação. As autoridades britânicas, por exemplo, decidiram em fevereiro de 2006, manter os corvos que, por tradição vivem na Torre de Londres, presos na parte interna. Muitos países também têm planos estabelecidos para isolar viajantes infectados e deixar de quarentena qualquer um que tenha viajado com eles. Planos de reação também descrevem como limitar a propagação da doença se ocorrer uma pandemia.


Gripe aviária por comer frango?


Muitas pessoas perguntam se, com a propagação da gripe aviária, elas deveriam parar de comer frango. A resposta rápida é não. O perfeito cozimento mata o vírus da gripe assim como qualquer bactéria (como a salmonela) que pode estar à espreita no frango.
Contudo, você deve continuar a seguir os procedimentos padrão de preparo quando lidar com o frango cru. Apetrechos de cozinha e superfícies usadas no preparo do frango antes do cozimento devem ser completamente desinfetados. Tábuas de cortar carne usadas para cortar o frango cru não devem ser usadas para o preparo de vegetais ou outros alimentos que serão comidos crus.

2 comentários:

Val disse...

Boa noite Mago,são 3 tipos de virus da gripe,estou apredendo com você mago.As informações,são muito importantes e, são apresentadas de forma clara, sem 'rodeios'.

Tenha uma semana maravilhosa mago.
Beijos com carinho

Anónimo disse...

N li tudo mas me fale uma coisa, especialmente, a gripe H1N1 da em periquitos australianos(pássaros)? Me responda rápido, por favor! Estou desesperada!