segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Vamos Falar de TPM


Todo mês, com se fosse um reloginho, algumas mulheres ficam com um monte de sintomas estranhos. Elas podem ficar irritadiças, brigando com suas famílias e amigos sem motivo aparente. Podem esquecer onde colocaram as chaves de seus carros e ter dificuldades para se concentrar nas reuniões de trabalho. Podem ter um desejo incontrolável por chocolate ou se pegar roubando pedaços de pizza depois das crianças terem ido dormir. Ou podem, "do nada", começar a odiar a própria aparência por se acharem inchadas e que seus cabelos estão oleosos e sem vida.
E é fácil descobrir o motivo: tensão pré-menstrual ou TPM. Mas o que é a TPM? Algumas pessoas se referem a ela como "aqueles dias" e fazem pouco caso, como se fosse uma desculpa que as mulheres inventam para comer um monte de chocolate e ficarem mal-humoradas sem que ninguém possa criticá-las.
Mas, os médicos reconhecem que a TPM é um problema real, com sintomas físicos e psicológicos reais. Para muitas mulheres, os sintomas as debilitam a ponto de interferir nas suas vidas.
Neste texto vamos descobrir como os médicos identificam a TPM. Aprenda quais são as causas deste problema e veja como as mulheres que sofrem deste mal podem encontrar um pouco de alívio.
O que é a TPM?
A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de mudanças hormonais que dão início a uma gama de sintomas físicos e emocionais nas mulheres. Estes sintomas podem variar de raiva e irritabilidade, a cólicas abdominais e sensibilidade nos seios, e algumas até sentem desejos incontroláveis por certos tipos de comida. A TPM costuma acontecer de 7 a 14 dias antes da menstruação e pára assim que a menstruação começa.
Até 40% das mulheres que menstruam sentem os sintomas de TPM. Na maioria dessas mulheres, a TPM não é nada mais do que uma pequena chateação. Mas em cerca de 5%, os sintomas podem debilitar a ponto de interferir no dia-a-dia.
Há mais de 150 sintomas diferentes associados com à TPM, o que faz com que ela seja um problema difícil de se diagnosticar. Embora não haja um exame específico para a TPM, os médicos podem recomendar exames para excluírem a possibilidade de ser algum outro problema com sintomas semelhantes. Quando os sintomas de uma mulher coincidem com o ciclo menstrual e os resultados dos exames de outras doenças são negativos, a TPM é considerada a causa dos sintomas. Manter um diário sobre os sintomas que você sente a cada mês ajuda bastante a confirmar o diagnóstico.

Algumas doenças que devem ser despistadas para confirmar a TPM:
anemia
distúrbios alimentares
diabete
alcoolismo
hipotireoidismo
efeitos colaterais de anticoncepcionais
pré-menopausa
dismenorréia (cólicas menstruais)
distúrbios de personalidade
síndrome da fadiga crônica
endometriose
doenças auto-imunes
Quais os sintomas da TPM?
Há mais de 150 sintomas físicos e psicológicos associados com a TPM. Estes sintomas podem variar de intensidades leves a graves, dependendo da pessoa e até mesmo do mês.
Os sintomas gerais da TPM incluem:
Psicológicos:
mudanças de humor, por exemplo: choro sem motivo,
depressão, ansiedade, raiva, tristeza ou irritabilidade
mudanças nas funções mentais, incapacidade de se concentrar ou lembrar das coisas
mudanças no impulso sexual, aumento ou diminuição da libido.
Físicos:
náusea, diarréia ou prisão de ventre
fadiga
dificuldade para dormir
dor de cabeça
inchaço
acne
mudança na constituição dos seios
dores nas articulações ou nos músculos
cólicas
desejos incontroláveis por alimentos específicos, especialmente carboidratos,
chocolate e outros doces
aumento no peso
O que causa a TPM
Os hormônios e o ciclo menstrual Os cientistas não sabem qual o motivo exato das mulheres terem TPM ou a razão de umas terem casos mais graves do que outras. Mas eles acreditam que ela se origina em uma combinação de fatores, como: genética, alimentação, fatores psicológicos e mudanças hormonais.
Os hormônios são um dos aspectos mais estudados no que diz respeito às causas da TPM. Ela ocorre perto do final do ciclo menstrual , de 7 a 14 dias antes da menstruação. Durante este ciclo, que dura cerca de 28 dias, um óvulo amadurece e é liberado pelos ovários para que possa ser fertilizado. E os hormônios que têm uma grande participação neste ciclo são o estrógeno e a progesterona.
Após cinco dias de ciclo menstrual, os ovários liberam o hormônio feminino estrógeno. Este hormônio ajuda a deixar o útero mais espesso, possibilitando abrigar um embrião caso a concepção aconteça. Após 14 dias de ciclo, o óvulo é liberado por um processo chamado de ovulação. Após a ovulação, a última fase (lútea) do ciclo menstrual tem início e é aí que os sintomas da TPM costumam aparecer. Durante esta fase, os ovários aumentam a produção de estrógeno e começam a produzir progesterona para preparar o útero para uma possível gravidez. Se o óvulo não for fertilizado, a produção de estrógeno e progesterona cai. Essa queda hormonal faz com que o revestimento do útero morra e seja descartado, levando à menstruação. Assim que a menstruação começa, os sintomas da TPM param após um ou dois dias.
Os pesquisadores acreditam que os hormônios estrógeno e progesterona interagem com certos compostos químicos do cérebro, os neurotransmissores, e que essa interação é que pode acabar afetando o humor e contribuindo para outros sintomas de TPM.
Hormônios e neurotransmissores
Elo genético?
Por que algumas mulheres são mais suscetíveis à TPM do que outras? Alguns pesquisadores acreditam que a resposta esteja relacionada à hereditariedade. Mulheres cujas mães e irmãs têm TPM possuem maior probabilidade de sofrer deste mal também, embora os estudos ainda não tenham provado essa ligação genética. Os pesquisadores acreditam que os seguintes neurotransmissores são afetados pelo estrógeno e/ou progesterona durante o ciclo menstrual e podem causar alguns dos sintomas da TPM:
a serotonina regula os padrões de humor e sono, além de criar sentimentos de bem-estar. Níveis reduzidos de estrógeno durante a fase lútea podem estar ligados a uma queda da serotonina. Os níveis mais baixos de serotonina costumam ser associados a depressão, irritabilidade, raiva e desejo por carboidratos. Todos estes são sintomas da TPM;

o ácido gama-aminobutírico (GABA) é um neurotransmissor associado com ansiedade e depressão. A progesterona pode aumentar a atividade deste neurotransmissor;
as endorfinas aumentam as sensações de prazer e reduzem a intensidade da dor. E tanto o estrógeno como a progesterona podem afetar os níveis de endorfina;
tanto a noradrenalina como a adrenalina são neurotransmissores envolvidos na resposta do corpo ao estresse. O estrógeno pode afetar os níveis de ambas, influenciando a pressão sangüínea, freqüência cardíaca e o humor. Mas se os sintomas são influenciados por níveis maiores ou menores de estrógeno e progesterona, este é ainda um tema cercado por muita polêmica, pois, os estudos costumam produzir resultados conflitantes. Alguns pesquisadores acreditam que o segredo dos sintomas da TPM estão na proporção entre esses dois hormônios durante o ciclo menstrual.
Tratamento para a TPM
Ligação com a alimentação?
Alguns pesquisadores acreditam que a deficiência de cálcio e magnésio (que afeta a comunicação entre as células nervosas) ou o baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) pode causar os sintomas da TPM, mas ainda é necessário que essas ligações sejam provadas clinicamente.
Sintomas mais leves de TPM podem ser aliviados com mudanças de hábitos simples, através de dietas, exercícios e redução do stress.
Alimentação
Não temos uma medida exata do quanto a alimentação afeta a TPM. Mas algumas pesquisas mostraram que aumentar a quantidade de carboidratos complexos antes da menstruação ajuda a aumentar os níveis de serotonina, e vale lembrar que a deficiência desse neurotransmissor foi ligada à depressão causada pela TPM. Embora os carboidratos complexos (como os encontrados em grãos integrais e vegetais) sejam bons durante a TPM, os carboidratos simples (como os presentes nos doces e no pão francês) podem acabar aumentando a retenção de líquidos, a irritabilidade e outros sintomas da TPM.
Os especialistas também recomendam que as mulheres em idade menstrual tomem vitaminas, especialmente um polivitamínico diário que contenha ácido fólico, essencial para o crescimento do feto caso a mulher engravide, e suplementos de cálcio com vitamina D, que ajudam os ossos a ficar fortes e também podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Alguns pesquisadores acham que a Vitamina B6 pode aliviar os sintomas, especialmente a depressão, mas sua eficácia ainda não foi comprovada e é importante ter em mente que doses muito altas - de 500 mg a 2 000 mg por dia - podem causar danos ao sistema nervoso.
Os nutricionistas, às vezes, recomendam que mulheres com TPM comam várias refeições pequenas no decorrer do dia em vez de três refeições maiores. Comer muitos alimentos de uma só vez pode causar um "efeito gangorra" no nível de açúcar no sangue e algumas pessoas alegam que isso pode aumentar os sintomas da TPM.
Especialistas dizem que certos alimentos devem ser evitados, entre eles:
cafeína, já que pode aumentar a irritabilidade, o nervosismo e a insônia; álcool, pela possibilidade de agir como um depressivo; sal, devido a sua capacidade de aumentar a retenção de líquidos e inchaço.As mulheres também devem evitar a nicotina, já que ela, além dos outros riscos já conhecidos, pode afetar os sintomas da TPM da mesma maneira que a cafeína.

Um estudo de 2005 descobriu que mulheres que tinham uma alimentação rica em vitamina D e cálcio apresentavam um risco menor de desenvolver a TPM. Para conseguir notar um benefício, as mulheres que participaram do estudo tiveram que comer ao menos 1.200 miligramas de cálcio e 400 UI de vitamina D por dia. Os pesquisadores não sabem o motivo exato pelo qual a vitamina D e o cálcio impediram os sintomas da TPM, mas dizem que pode ter alguma relação com o efeito causado pelo cálcio sobre o estrógeno durante o ciclo menstrual.
Exercícios, redução de stresse e remédios
Exercícios
Durante a malhação, os níveis dos compostos químicos chamados beta-endorfinas aumentam. E isso produz um impacto positivo sobre o humor e o comportamento. Especialistas afirmam que se exercitar ao menos três vezes por semana pode reduzir a raiva, a depressão e combater o stresse durante a TPM.
Redução de stresse
Embora o stresse não cause a TPM, ele pode piorar seus sintomas. Por isso, pode ser uma boa idéia procurar técnicas de relaxamento como meditação e ioga, que costumam surtir efeito no alívio do stresse.
Medicamentos
Quando o controle da alimentação, os exercícios e a redução de stresse não são o bastante para aliviar os sintomas, talvez seja a hora dos medicamentos entrarem em ação. Remédios que não precisam de receita médica, como os que contêm acetaminofeno e ibuprofeno podem aliviar as cólicas e outras dores menores. Há medicamentos direcionados a mulheres que estão sofrendo com os sintomas da TPM. Esses medicamentos normalmente são uma combinação de diuréticos e aspirina ou acetaminofeno para a dor. Os diuréticos são uma maneira de impedir a retenção de líquidos para aliviar o inchaço. Já para as mulheres com TDPM, os antidepressivos como o hidrocloreto de sertralina e fluoxetina, podem ser uma alternativa para aliviar a depressão. Nos casos mais graves, há a possibilidade de usar anticoncepcionais para fazer a ovulação parar de vez.
TDPM
A irritabilidade, o inchaço e o desejo por alimentos que ocorrem na TPM podem fazer com que muitas mulheres sintam bastante incômodo a cada mês. Mas, de 3 a 5% das mulheres em idade fértil sofrem de TPM de forma mais grave, e isso recebe o nome de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Embora haja polêmica entre os especialistas quanto à distinção entre a TPM e a TDPM, esta última pode ser diagnosticada em um pequeno número de casos. Para que seja diagnosticada portadora da TDPM, a mulher deve sentir ao menos cinco dos sintomas de TPM durante o período entre a ovulação e a menstruação, e um deles deve ser:
ânimo claramente depressivo
ansiedade ou tensão perceptível
tendência ao choro ou tristeza repentina
irritabilidade ou raiva constante .
Os outros sintomas podem englobar:
falta de interesse em atividades
falta de energia
mudanças de apetite
insônia ou fadiga
dor de cabeça
dores musculares ou nas articulações
inchaço
aumento de peso
mudança na constituição dos seios

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, acho que me enquadro em todos esses sintomas, como é difícil ser mulher! Obrigada pelo post tão interessante

Val disse...

Bom dia Carlos,seu blog esta maravilhoso.Passando para ver as novidades e te desejar um otimo final de semana,com muita luz e alegrais.
Que bom que ganhamos um amigo, um Mago da medicina em nossas vida.
Beijos com carinho

Anónimo disse...

a materia e me vi.....td que sinto, nós mulheres sofremos com essa tpm!!!

celia gama disse...

passo pr ese tormento todos so messes desde os quatroze anos, fiquei indguinada quando soube que aquile sangue viria todos so messes, e ainda por cima com aqueles sintomas que ate hoje me faz sofrer, fazer oque cada um sabe a dor e a delicia de ser opque é!!!!! mas tudo que for feito para amenizar e bem vindo!!!!